Migrar do Blogger para o WordPress pode parecer uma tarefa fácil com as dezenas de tutoriais e dicas que há espalhadas por ai. Mas a maioria de blogueiros que tentaram fazer a migração tiveram algum tipo de problema ao terminar.
Os problemas mais comuns que aconteceram foram:
- Problemas com a URL e perda de tráfego: Isso acontece porque as URLs dos Bloggers são limitadas a uma certa quantidade de caracteres. E faz com que os artigos fiquem no formato: blog.com/2013/08/nome-do-artigo-em.html e apesar de o WordPress disponibilizar esse formato de URL, a quantidade de caracteres não é limitada de modo a que o Blogger limita, o que faz com que o artigo fique blog.com/2013/08/nome-do-artigo-em-questao.html nesse caso, os artigos aparecem como “novos” no Google e perde toda a relevância que os artigos antigos tinham, e a quantidade de visitas diárias acaba reduzida.
- Problemas ao migrar as imagens: A maioria dos blogueiros que resolve fazer a migração por conta própria, acaba esquecendo que as imagens não serão migradas com a nova URL e sim com a antiga URL. Esse é um outro fatos que acaba induzindo na queda das visitas.
Como explicado, são dois fatores importantes que contribuem para a sua posição nas pesquisas do Google. E se feito de forma errada, você perde visitas e dinheiro, caso o seu site seja monetizado de alguma forma que o tráfego contribua para o faturamento. Por tanto, siga o nosso tutorial passo a passo para que você possa fazer isso de forma correta.
1 – Faça backup do seu Blogger acessando o painel de configurações, indo em “outros” e na opção “Exportar blog”, um arquivo .xml será transferido para o seu computador. Guarde o arquivo, pois ele conterá uma cópia das suas postagens do blog e você poderá usá-lo caso algo dê errado.
2 – Abra o seu painel do WordPress, vá em Ferramentas, Importar, seleciona “Blogger”, clique no botão “authorize”, “conceder acesso”, escolha o blog que você deseja importar as publicações e clique no botão “import”.
3 – Aguarde até que as suas publicações e comentários sejam importadas para a nova plataforma e vá em Configurações, Links Permanentes, selecione “Estrutura Personalizada” e digite isso “/%year%/%monthnum%/%postname%.html” (sem as aspas).
4 – As suas URLs terão o mesmo padrão que a do Blogger, mas não necessariamente o mesmo tamanho, por tanto será necessário você acessar o seu painel de hospedagem (cPanel) e enviar o arquivo Blogger.php para a pasta de instalação do WordPress.
5 – Depois de enviado, execute o arquivo acessando www.seublog.com/Blogger.php ou www.seublog.com/WP/Blogger.php e se estiver tudo certo, você receberá uma mensagem escrita “ok” ao acessar o link. E agora, todas as suas URLs estão iguais as antigas.
6 - Mesmo que as suas URLs estejam iguais as antigas, nós recomendamos que você instale o plugin Redirection, o qual faz redirecionamento 301 automaticamente sempre que você mudar a URL de uma postagem. Com o redirecionamento 301, os robôs do Google entenderão que a sua postagem teve o link mudado permanente, ao invés de ter entendido que ela foi excluída quando não houver um redirecionamento correto e ao invés disso, haver uma página de erro 404.
7 – É hora de importar as imagens do Blogger para o WordPress. Para importar as imagens, você terá que instalar o plugin SEO Blogger to WordPress, em seguida, você vai em ferramentas, seleciona a ferramenta de nome do mesmo plugin que você acabou de instalar e vai ver a opção para fazer o donwload das imagens do Blogger, faça o download e elas serão atualizadas automaticamente nas suas postagens.
8 – Acesse o painel de configurações do seu domínio e faça o redirecionamento correto para o seu painel do WordPress.
Ufa! Depois dos 8 longos passos, você pode aproveitar todas as vantagens que o WordPress pode oferecer a você.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe o seu cometário aqui sobre o artigo acima falando o que você acho deste artigo.