O AliExpress é o Mercado Livre ou eBay chinês, um site aonde reúne vendedores e empresas de vários lugares da Ásia afim de vender produtos no atacado e varejo com o melhor preço para os consumidores de todas as partes do mundo. No Brasil, o site passou a ganhar popularidade nos últimos dois anos, a popularidade se deu ao baixo valor de mercadorias que são vendidas no Brasil por até 5 vezes o preço maior e também pelo fato de a maioria dos vendedores enviarem os itens comprados com o frete grátis ou um valor de baixo custo.
2 – Os vendedores que possuem diamante, o qual é o segundo emblema mais importante para os vendedores. A quantidade de diamantes indica a quantidade de vendas concretizadas, o que dá mais credibilidade a cada vendedor ou loja.
Como a cada dia o AliExpress está se tornando mais conhecido e a loja virtual favorita dos brasileiros para importar compras, é importante que todos que nunca compraram no site tire algumas dúvidas e assim evitar preocupação, perder tempo e até dinheiro. Por tanto, o Internet Dicas preparou esta postagem para guiá-los em suas compras.
Como saber a reputação de um vendedor do AliExpress
Antes de concretizar a sua compra, é importante saber qual o grau de confiabilidade um vendedor ou loja tem. A reputação é determinada de acordo com a quantidade de vendas e o feedback positivos e é o que você deve aprender antes de tudo.
Existe 4 tipos de vendedores:
1 – Os que possuem uma coroa brilhante (maior reputação do AliExpress, o que indica que já vendeu milhares de produtos). Estes são os mais confiáveis, no entanto isso não quer dizer que os outros não sejam.
2 – Os vendedores que possuem diamante, o qual é o segundo emblema mais importante para os vendedores. A quantidade de diamantes indica a quantidade de vendas concretizadas, o que dá mais credibilidade a cada vendedor ou loja.
3 – Medalhas – Esse tipo de emblema é o mais comum entre os vendedores, elas são dadas aos que fizeram entre dezenas e centenas de vendas bem feitas. A medalha indica que o vendedor está fazendo o seu bom papel e buscando a confiança do público.
4 – Vendedores ou lojas que são novas e não tem nenhuma reputação. São esses que você deve observar detalhadamente o feedback, comentários relacionados a eles e etc. Você deve confiar apenas nos que tiverem acima de 90% de feedback positivo, além disso, você deve avaliar os comentários de clientes para saber se eles receberam e estão satisfeitos com a compra.
Prazos de envio e recebimento
Antes de finalizar uma compra é importante você observar o prazo de envio que o vendedor pede ao AliExpress. Geralmente leva de 1 a 60 dias somente para o vendedor enviar o produto e é importante você respeitar esse prazo ou caso desista de esperar, converse com o vendedor solicitando o cancelamento da compra.
Para saber o prazo de envio de qualquer produto, você acessa a página dele e procura por “On-Time Delivery” e logo abaixo vai encontrar o prazo de envio.
Quando a sua encomenda for enviada, você vai receber um e-mail do Ali Express avisando que o seu pedido foi despachado. A partir dai, você pode acessar o painel de envios e conferir o código de rastreamento que deve ser algo como RB123456789CN, caso você não receba, contate o vendedor.
Depois de enviado, a sua encomenda pode demorar entre 10 dias e 90 dias para ser entregue, a depender do produto que você comprou pode demorar até mais tempo que isso. A demora se dá quando a encomenda chega na Alfândega, geralmente em Curitiba, aonde ela passa por um período de avaliação. A avaliação vai decidir se o objeto que está entrando no Brasil é legal, se deve ser taxado ou não. Por tanto de nada adianta você reclamar ao Correios caso a sua compra demore a chegar.
Ao receber a sua encomenda, certifique de que o produto está de acordo com o que você comprou. Caso não esteja, você pode abrir uma disputa no painel de compras e solicitar reembolso do Ali Express.
Taxas e isenções
Segundo a lei, encomendas destinadas a pessoa física de valores inferiores a US$ 100 não podem ser taxadas. Embora a Receita Federal fale que seja apenas remessas de até US$ 50 enviadas e destinadas de pessoa física para pessoa física. Apesar dessa confusão entre valores, existe alguns casos recentes (desde que a lei referente ao valor de cem dólares foi divulgada) em que os objetos acima de US$ 50,00 taxados, foram entregues após o pedido de isenção.
É bastante comum que mesmo que você tenha comprado um produto por um preço menor ao qual a lei se refere, você seja tributado em valores acima dele. Em um caso como esse, você não deve pagar para retirar o seu objeto (a menos que você ache que valha a pena), ao invés disso você deve pedir na agência do Correios o formulário para recorrer a isenção. Eles vão te dá um formulário para você preencher e recorrer a isenção. Ao preencher o formulário é importante que você anexe a ele, cópias de comprovantes de pagamento, o que pode ser screenshot (print) do valor pago no painel do AliExpress, valor cobrado na fatura do cartão de crédito ou o boleto pago referente a sua compra.
Mas como saber se você foi taxado?
Quando você acompanha o código de rastreamento (as vezes), aparece que o seu objeto foi tributado ou que está aguardando retirada. Nesse caso, você já deve se dirigir a agência de correios mais próxima da sua casa, já com os comprovantes de pagamento do AliExpress, solicitar o formulário de isenção e anexar os comprovantes ao mesmo. O período para avaliação demora de 15 a 45 dias úteis.
Caso a Receita Federal não atenda ao seu pedido de isenção, é o seu dever entrar com uma ação (processo) através do Juizado Especial Cível (Pequenas causas) da sua cidade relatando o ocorrido. Nesse caso você não vai precisar de um advogado e nem desembolsar qualquer centavo para isso.
Disputa e reembolso no AliExpress
Existem algumas ocasiões aonde você pode pedir o reembolso da sua compra ou o AliExpress decide isso. Geralmente quando um vendedor decidiu enganar os clientes, o AliExpress percebe a fraude e faz o estorno do pagamento cobrado no seu cartão de crédito ou a devolução do dinheiro pago via boleto bancário. O mesmo acontece quando você abre uma disputa para recuperar o seu dinheiro, caso o vendedor tenha te enviado um produto diferente da descrição do anúncio dele ou por qualquer outro motivo.
O período para a devolução é de até 5 dias úteis e você será comunicado por e-mail quando isso acontecer.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe o seu cometário aqui sobre o artigo acima falando o que você acho deste artigo.