O Facebook anunciou a compra do aplicativo Moves, um dos muitos apps de monitoramento de atividades físicas, que também rastreia a geolocalização do usuário. Não foi revelado o valor envolvido na compra.
Uma possível aplicação da tecnologia recém-adquirida seria utilizá-la da forma mais óbvia, que seria para acompanhamento de exercícios. Assim, o Facebook poderia entrar na área do “eu quantificado”, acumulando dados do usuário para dar dicas sobre exercícios e recebendo como retorno informações valiosas sobre seus hábitos pessoais.
Contudo, o GigaOM especula de outra forma. Segundo a publicação, o Facebook vai apostar na tecnologia de geolocalização, já bastante madura, do aplicativo para construir sua rede de publicidade móvel.
A empresa não esconde que seus planos, embora admita que ela esteja em fase muito inicial de produção, conforme afirmou Sheryl Sandberg, COO do Facebook. Publicidade móvel já gera 59% das receitas de propaganda da rede social, então faria sentido investir mais nessa área.
Com a tecnologia de localização passiva Moves, o Facebook poderia tornar mais vantajoso para o usuário optar por ceder suas informações de geolocalização. A empresa já oferece recursos para mostrar os amigos próximos, por exemplo, e o aplicativo recém-comprado seria um acréscimo importante.
Ou seja: se o Facebook conseguir transformar o Moves em um recurso interessante para a rede social, poderá oferecer dados de posicionamento dos usuários com qualidade para anunciantes, o que aumentaria os ganhos com publicidade móvel. É uma compra potencialmente barata, e que pode gerar muitos ganhos em um futuro próximo.
Via GigaOM
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe o seu cometário aqui sobre o artigo acima falando o que você acho deste artigo.